Na frente de governança e prestação de contas de incentivos governamentais, a UNK Advogados apoia empresas que utilizam recursos públicos ou incentivos fiscais vinculados a projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento regional. O trabalho inclui a elaboração de políticas internas que definem critérios de elegibilidade, formas de segregação jurídico contábil de gastos e fluxos de aprovação. São estruturados controles e evidências exigidos pelos órgãos concedentes, com checklists probatórios, modelos de relatórios e mecanismos de registro que facilitem a comprovação de metas e a defesa contra glosas.
A equipe atua como PMO jurídico dos incentivos, acompanhando atas, relatórios regulatórios e prazos decadenciais e prescricionais de prestação de contas. Quando necessário, revisa contratos com instituições científicas, tecnológicas e de inovação, com entidades de fomento e com fornecedores, garantindo aderência a regras de propriedade intelectual, confidencialidade e governança.
Em caso de questionamentos ou glosas, o escritório elabora defesas administrativas perante órgãos como FINEP e entidades responsáveis por programas como Lei do Bem, Rota 2030 ou PPB/ZFM e acompanha auditorias e revisões de órgãos de controle, incluindo SUFRAMA, tribunais de contas e controladorias.